A QUESTÃO CATALÃ... O DESPORTO A TOMAR POSIÇÃO!


Será um dos casos em que o futebol se entrecorta, com com maior contundência, com a política! A questão catalã!

Questão essa, que já fez o Barcelona jogar um desafio frente ao Las Palmas, à porta fechada, na altura mais efervescente dos protestos pela independência da região.

O problema tem, agora, mais um episódio... e novamente, com o clube culé a assumir uma posição declarada.

Assim, hoje foi conhecida a pena aplicada pelo Supremo Tribunal espanhol aos políticos catalães que professavam desígnios independentistas para a região! Os órgãos judiciais não tiveram mão leve, ao condená-los em penas de prisão entre os nove e os treze anos pelos crimes de sedição e desvios de fundos. Além disso, sob o líder do movimento, Carles Puidgemont, actualmente exilado em Bruxelas, foi emitido um mandado europeu de captura, o que, ainda, fez com que as vozes que se indignaram pelas penas, mais se revoltassem.

O clube que já foi de Cruyff, Ronaldo Nazário, entre tantos outros, e hoje é de Messi e que sempre, se assumiu como "Més Que Un Club" imediatamente tomou posição. Num comunicado, assinado pelo seu Conselho Directivo, com o título " A prisão não é solução!", o Barça lamentou a decisão de prender os políticos catalães, frisando que não é assim que se resolve este problema. Simplesmente, através do diálogo político se poderá chegar a bom porto, acabando a manifestar a sua solidariedade com as famílias dos que serão privados da liberdade.

Imediatamente, chegaram reacções à tomada de posição dos responsáveis pela administração de um dos símbolos da região. Piqué, um dos capitães culé e defensor acérrimo da causa, no Twitter, simplesmente escreveu " Orgulhoso de fazer parte deste clube." Xavi Hernandez, histórico capitão do emblema, simplesmente, escreveu a palavra vergonha em catalão, espanhol e inglês, com os nomes ds condenados por baixo, ilustrando estas palavras com o laço amarelo, símbolo da luta. Sergi Roberto, catalão e actual jogador do clube, também manifestou o seu apoio no Twitter.

O Espanyol, um clube tido como mais próximo do regime de Madrid, porém, também, já veio a terreiro mostrar a sua condenação pela sentença judicial, prometendo lançar um comunicado nas próximas horas. 

Um ambientes efervescente espera, pois, o Real Madrid, no próximo dia 26 de Outubro, quando se deslocar ao Camp Nou, para encontrar o Barcelona, num daqueles embates que faz parar o mundo...desta vez, atento os factos, ainda mais!

Comentários